ArvoreSer Educa

Saídas pedagógicas, acampamentos educativos, viagens educacionais e muito mais!

arvoreser educa

Prazer, somos a ÁrvoreSer Educa

A ÁrvoreSer Educa é uma empresa especializada em educação e turismo, comprometida em transformar a aprendizagem em uma experiência única e envolvente. Fundada em 2015, nossa missão é oferecer soluções educacionais que vão além da sala de aula, atendendo às diversas necessidades dos alunos e escolas.

Atuamos em diversos segmentos educacionais, incluindo:

Nosso compromisso

Nosso compromisso é oferecer experiências educativas adaptadas às necessidades de cada grupo, permitindo que todos foquem no seu melhor. Planejamos roteiros que maximizam o aprendizado e o engajamento, garantindo segurança e tranquilidade para todos os participantes

Saídas Pedagógicas

Equipe

Nossa equipe é composta por mais de 50 profissionais para realizar as mais diversas atividades.

Temos uma equipe completa e preparada para exercer com eficiência e qualidade os mais diversos serviços.

"TRANSMITIR O CONHECIMENTO NÃO É APENAS FALAR O QUE SABE, MAS INSPIRAR NOVAS ATITUDES."

ESTRUTURA

Compromisso

Nosso compromisso vai muito além de oferecer apenas um serviço, pois sabemos a importância que novas experiências trazem para as pessoas.

Segurança

Para garantir a segurança em todos os nossos roteiros, contamos com seguro viagem.

Suporte

Suporte 24 horas através de nossos contatos e meios de comunicação.

Excelência

Garantia de qualidade em todos os nossos roteiros graças a nossa equipe de planejamento que sempre busca o melhor em transporte, rotas, parceiros e novidades do mercado.

Estudo e Preparo

Preparamos para cada colégio um roteiro estudado e planejado para atender de forma fácil e didática tudo o que estiver sendo visto em sala de aula.

Outros Roteiros

O Museu Biológico, primeiro museu do Instituto Butantan, está localizado em um edifício histórico, na antiga cocheira de imunização construída na década de 1920. Ele conta com uma exposição zoológica viva e permanente.

Serpentes, aranhas e escorpiões podem ser vistos em recintos que recriam seu habitat natural. Além disso, outros animais como lagartos, peixes e insetos também fazem parte da exposição.

Os museus são importantes instrumentos de preservação da memória cultural de um povo, e responsáveis por seu patrimônio material ou imaterial. No início, sua finalidade era apenas de salvaguardar e não de disseminar as informações culturais. Por muito tempo, eram locais restritos e elitizados, mantidos por pessoas com algum poder aquisitivo.

Somente as pessoas que recebiam convites para exposições tinham acessos àquelas obras. Anos mais tarde se tornam no que conhecemos atualmente, ou seja, aberto ao público em geral, sem distinções, local livre, de caráter educativo, cuja missão é recuperar, preservar e disseminar a memória coletiva por meio de seus objetos.

Valorizar a diversidade da língua portuguesa, celebrá-la como elemento fundamental e fundador da cultura e aproximá-la dos falantes do idioma em todo o mundo. Foi com esses objetivos que nasceu o Museu da Língua Portuguesa; os mesmos objetivos com os quais ele renasceu, em 2021, após sua reconstrução no edifício da Estação da Luz.

Especializada em artes visuais do século XIX até a contemporaneidade, a Pinacoteca do Estado de São Paulo possui um acervo de cerca de 9 mil peças. Com projeto arquitetônico neo-renascentista italiano elaborado pelo escritório de Ramos de Azevedo.

Desde então, vem realizando mostras de sua renomada coleção de arte brasileira e exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais. Atualmente sua coleção conta com cerca de 11 mil peças, dentre as quais estão trabalhos de importantes artistas brasileiros como Anita Malfatti, Lygia Clark, Tarsila do Amaral, Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Candido Portinari, Oscar Pereira da Silva, entre outros.

Localizado no principal parque público de São Paulo, o Ibirapuera, a visita ao Museu Afro Brasil fará com que os estudantes realizem um resgate histórico do fluxo imigratório dos escravos africanos desde os primórdios da colonização no Brasil.

Poderão identificar, através do acervo, a herança cultural e artística do negro no Brasil, reconhecendo nas obras e nos objetos, a imensa diversidade das culturas africanas e da arte por elas produzidas. Contudo, trata-se de uma experiência para se valorizar a cultura afro-brasileira, reconhecendo sua contribuição no processo de construção da identidade do povo brasileiro.

Enquanto uma criança brinca, ela pode aprender sobre qualquer coisa. E o Museu da imaginação sabe como fazer essa união perfeitamente. Como um Museu Infantil (ou Children’s Museum), explora a criatividade e a fantasia por meio de instalações imersivas e exposições interativas, levamos diversão com conteúdo cultural para crianças através de atividades lúdicas.

São 2.000 m² divididos em dois andares, com diversas experiências que marcam adultos e crianças. Contando com uma equipe educativa com profissionais formados em várias áreas, atuando como mediadores culturais e propondo formas diferentes de aprender, brincar e se divertir. Fazendo do Museu um espaço de socialização onde as crianças são as protagonistas, aprendendo umas com as outras através do livre brincar, tendo a arte como fio condutor.

O Museu Catavento Cultural é uma ótima opção de passeio para crianças. É um museu de Ciências, funciona no edifício do Palácio das Indústrias, localizado no centro da cidade. Este belíssimo prédio teve sua construção concluída em 1924. Já abrigou várias instituições, dentre elas: a primeira estação paulista de rádio (atualmente Rádio Gazeta), a Assembleia Legislativa, e a Secretaria de Segurança Pública e a prefeitura da cidade de 1992 até 2004. Desde 2009 abriga o Museu Catavento Cultural.

Com exposições com ideias simples ou complexas, como: reproduzir o chão da lua com a pisada do astronauta Neil Armstrong, viajar pelo Brasil na época dos dinossauros; compreender como funciona a eletricidade estática que faz os cabelos ficarem em pé ou fazer uma escalada enquanto conhece grandes personalidades da história.

Possui 250 instalações, em 12 mil metros quadrados de área expositiva, divididas em quatro grandes seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade.

Entre 1933 e 1945, seis milhões de judeus foram assassinados de maneira orquestrada, cruel e sistemática. E para trazer a tona a memória das vítimas dessa tragédia, apontar as causas, mazelas e propor medidas concretas para que possamos nos tornar mais civilizados e empáticos, foi inaugurado em novembro de 2017 o Memorial do Holocausto, na cidade de São Paulo.

Localizado na antiga sinagoga do Bom Retiro e integrado ao circuito histórico cultural da Luz, está o Memorial do Holocausto, que relembra o trágico período que vitimou milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

Com um acervo interativo e audiovisual, que conta com fotos, vídeos, objetos e instalações, o memorial faz um rico resgate histórico por meio de visitas monitoradas e ações educativas. Ali, história, arte, religião e cultura se misturam em um ambiente especial, totalmente voltado para o conhecimento e a reflexão.

O Museu de Zoologia teve seu início na década de 1890, quando diversas coleções formaram o Museu Paulista. Em 1890, o Conselheiro Francisco Mayrink doou ao Governo do Estado de São Paulo uma coleção de história natural, que havia sido reunida por Joaquim Sertório a partir de 1870.

Esse acervo foi então organizado junto à Comissão Geográfica e Geológica e, incorporado a outros, fez parte do Museu Paulista que ocupou o prédio monumento inaugurado em 1895 no Bairro do Ipiranga, no município de São Paulo, estado de São Paulo.

Hoje, o Museu de Zoologia é detentor de um dos maiores acervos zoológicos da América Latina e cumpre um papel crucial no desenvolvimento do conhecimento acerca da biodiversidade brasileira e global, tendo sido a primeira instituição brasileira a ser reconhecida como fiel depositária pelo Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (Ministério do Meio Ambiente).

Criado em 1981, o Museu Histórico foi instalado na cocheira adaptada para abrigar o laboratório onde Vital Brasil desenvolveu suas primeiras pesquisas, experimentos e produção de soros. Pretende a pesquisa, a preservação e a divulgação da história da ciência e da saúde, especialmente do Instituto Butantã.

A exposição apresenta piso e parede originais, instrumentos científicos, equipamentos, mobiliário, entre outros objetos utilizados em diversas áreas do Instituto.

Fundado em 1958, o Zoológico de São Paulo conta com mais de 1.500 animais, entre aves, répteis, mamíferos, anfíbios e invertebrados. A visita no Zoo permite conhecer animais raros e extremamente ameaçados, como orangotango, tigre-de-bengala, mico-leão-preto, rinoceronte-branco, onça-pintada, dentre outras espécies, além de compreender o papel dos zoológicos na conservação da natureza.

Inserido no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI), o Zoológico de São Paulo também é lar para muitas espécies nativas da Mata Atlântica.

O Museu de Zoologia é detentor de um dos maiores acervos zoológicos da América Latina e cumpre um papel crucial no desenvolvimento do conhecimento acerca da biodiversidade brasileira e global, tendo sido a primeira instituição brasileira a ser reconhecida como fiel depositária pelo Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (Ministério do Meio Ambiente).

O Aquário de São Paulo (ASP) foi inaugurado em 2006, no bairro do Ipiranga, sendo o primeiro Aquário Temático da América Latina. Tendo um total de 15 mil m² e 4 milhões de litros de água onde habitam milhares de animais de centenas de espécies, mantendo-se como referência em tratamento, bem-estar e manejo de animais.

Além disso, ao longo desses anos de história, o ASP tem contribuído com diversos projetos de conservação que trabalham com animais em ambiente natural.

Cuidadosamente preparada para oferecer às crianças a oportunidade de conhecer os bichos da fazenda de pertinho. Monitores incentivam e auxiliam na interação com os animais, e ao longo do passeio organizam atividades que fazem o dia passar de uma forma divertida e prazerosa.

Nossos animais são mansos e dóceis. Muitos nasceram na própria fazendinha, e já estão acostumados desde pequeninos ao contato das pessoas. Alguns até andam soltos e surpreendem as crianças. Esses encontros inesperados produzem momentos memoráveis que merecem ser registrados.

Fundado há mais de 20 anos, o Zooparque Itatiba é considerado o maior zoológico particular do Brasil. Inserido em um fragmento de Mata Atlântica, os animais vivem em amplos ambientes naturais que valorizam o seu bem-estar e a qualidade de vida.

A principal filosofia do Zooparque Itatiba é realizar ações que promovam, através da educação ambiental, a conscientização dos visitantes sobre a importância na preservação do meio ambiente.

O Zooparque Itatiba desenvolve diariamente atividades voltadas à conservação de espécies ameaçadas. Os conceitos de conservação e pesquisa são pilares fundadores dessa instituição, inúmeras parcerias e projetos foram firmados e desenvolvidos ao longo dos anos a fim de concretizar atividades que englobem essas questões.

Os Zoológicos são uma ferramenta de vital importância para a conservação, pois através da reprodução das espécies ameaçadas é possível viabilizar um aumento em sua população sob cuidados humanos e no futuro agregar valores de conservação a essas populações.

Inúmeras são as espécies ameaçadas que se reproduzem anualmente em zoológicos por todo o mundo, esses nascimentos são frutos de muito trabalho e pesquisa realizados pela equipe técnica, que anualmente colhe os frutos com resultados positivos e expressivos.

Fundado em 1928, o Jardim Botânico conta com 143 hectares, com várias espécies vegetais. O Instituto de Botânica dispõe de uma biblioteca com cerca de 6.400 livros e privilegiado acervo botânico. No Museu Botânico há amostras de plantas da flora brasileira, coleção de produtos extraídos de plantas e representações de ecossistemas do Estado.

No conjunto arquitetônico-cultural do local destacam-se, além do Museu, duas estufas que abrigam plantas típicas da Mata Atlântica e exposições temporárias, o Jardim de Lineu, o portão histórico de 1894, e o marco das nascentes do riacho Ipiranga.

A cidade das Abelhas é um espaço voltado ao mundo das abelhas, lá as crianças vão aprender tudo sobre o ciclo de vida das abelhas de forma lúdica e divertida, são várias atividades que tem como foco explicar para as crianças como funciona a sociedade e a organização das colmeias e sua importância para nós seres humanos e para o meio ambiente.

Além de sua Importância econômica, as abelhas são animais super importantes para a reprodução de diversas plantas em natureza e lavouras.

Situado na cidade de Cotia, há 25km da capital, A mini-fazenda Pet Zoo criou uma programação especial para as escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Projetada para receber as crianças, apresenta um espaço seguro com topografia privilegiada perto de São Paulo atendendo as necessidades das Escolas. O Pet Zoo oferece diversas atividades de meio período ou período integral conforme a faixa etária e pode também adaptá-las de acordo com a solicitação da escola, é ideal para a realização de passeios lúdicos e didáticos.

O BICHOMANIA foi fundado em 2000, estamos em Caucaia do Alto, Cotia – SP, Localizado junto à Reserva Florestal de Caucaia do Alto, Cotia, o espaço possui 120 mil metros quadrados onde as crianças podem tocar nos animais domésticos, conhecer algumas espécies silvestres, ver as plantinhas crescendo na horta e até ordenhar uma vaca.

Além disso, tem um circuito de arvorismo, tirolesa, passeio de charrete, labirinto, playground e também uma trilha na mata para os maiorzinhos.

Sentir o cheiro do mato, correr no gramado, tirar o leite da vaca, passear de charrete, fazer o pão caseiro…É nesse ritmo de descoberta, vivência, experiência e aprendizado que as crianças encontram no Bichomania.

Uma experiência marcante onde as crianças têm um dia muito diferente do cotidiano escolar, despertando o interesse pelo contato com a natureza e suas virtudes.

A visita tem como objetivo sensibilizar o aluno para a importância da preservação do meio ambiente, fomentar boas práticas ambientais de forma lúdica e informar sobre o uso sustentável dos recursos naturais.

A programação escolar inclui o café da manhã, almoço e lanche da tarde.

O Museu do Instituto Biológico, com a exposição Planeta Inseto, mostra a importância desses organismos e seu universo particular. A exposição retrata, de forma lúdica e interativa, os diversos aspectos sobre os insetos, sensibilizando o público para sua importância na sustentabilidade ambiental, produção de alimentos e saúde pública.

O Planeta Inseto é o único Jardim Zoológico de insetos do Brasil e América Latina, autorizado pelo IBAMA e Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Fundada em 1997, a Cidade do Livro é uma livraria temática que já recebeu milhares de visitantes em um espaço cenográfico, que ajuda a formar desde cedo o hábito da leitura.

Na Cidade do Livro as crianças embarcam em uma viagem pelo fantástico universo da leitura, por meio de um enredo teatral interativo com personagens únicos, que estimulam a criatividade e valores fundamentais para o desenvolvimento infantil.

A KidZania é um local onde o aluno desenvolve de forma eficaz o processo de aprendizagem, maturidade intelectual, física, e emocional. Também fazem parte do conceito da KidZania a promoção de valores sociais, o desenvolvimento da autoestima, da criatividade, da cooperação, da liderança, da independência, da responsabilidade social e do envolvimento com a comunidade.

Numa visita à KidZania, os professores podem induzir tarefas, pesquisas, exposições e motivar todos os tipos de atividades acadêmicas individuais e colaborativas.

O Sítio Chibana é uma propriedade da família Chibana, com 250.000m² de área verde, infraestrutura e atividades. Possui os mais belos jardins, lago oriental, borboletário, minifazenda com diferentes espécies de animais domésticos, silvestres e exóticos, bosque de cerejeiras – conhecidas como “sakurás” no Japão – e muito mais!

Há 37 anos o sítio vem sendo cuidado e planejado, mas somente em 2017, quando foi passado para os proprietários Edu e Adriana, que se realizou o sonho de abri-lo para grupos escolares e de terceira idade. O resultado disso é o Sítio Chibana, uma combinação de vivência rural com educação ambiental, legalizado pelo IBAMA.

A diversão está garantida com a interação com os animais domésticos, silvestres e exóticos. No Sítio vivem mini cabras, mini pôneis, mini vacas, araras, ouriços, alpacas, veadinhos, porquinhos, cobras acostumados a receber e interagir com os visitantes.

No espaço, à beira da represa Paulo de Paiva Castro, os pequenos têm contato com Emília, Narizinho, Pedrinho, Visconde de Sabugosa, Tia Nastácia, Dona Benta e muitos outros personagens. O passeio proporciona à garotada diversão e aprendizado de forma lúdica e interativa. Se você sabe que estamos falando de Emília, Pedrinho, Narizinho, Dona Benta, Tia Nastácia e Visconde de Sabugosa, vai adorar conhecer os famosos personagens no Mundo Monteiro Lobato! O espaço temático, antes conhecido como Sitio do Pica-Pau Amarelo, fica em Mairiporã, a 50 quilômetros de São Paulo.

A Expedição Amazônia é uma experiência transformadora que convida os participantes a explorarem de forma consciente um dos ecossistemas mais fascinantes e importantes do planeta. Vivenciar a floresta de perto é uma oportunidade única de aprendizado, conexão e reflexão sobre o papel de cada um na preservação do meio ambiente.

Durante a viagem, os grupos percorrem trilhas na mata, visitam comunidades tradicionais, navegam por rios e conhecem de perto a biodiversidade amazônica. É uma imersão real, onde o conhecimento é construído a partir da vivência. Os participantes aprendem sobre fauna, flora, ciclos naturais, saberes ancestrais e os desafios da conservação, tudo de forma prática, sensorial e contextualizada.

A proposta pedagógica da ArvoreSer para essa expedição valoriza o protagonismo dos estudantes e o despertar da consciência socioambiental. Com acompanhamento de educadores especializados, a experiência é planejada com segurança, sensibilidade e respeito à cultura local.

Mais do que uma viagem, a Expedição Amazônia é um convite à escuta, ao olhar atento e à valorização da vida em todas as suas formas.

Explorar o PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira) é mergulhar em um dos territórios mais ricos em biodiversidade e patrimônio natural do Brasil. Localizado no sul do estado de São Paulo, o parque abriga centenas de cavernas, rios cristalinos, cachoeiras e uma das áreas mais preservadas da Mata Atlântica. Durante a viagem, os participantes vivenciam uma experiência educativa completa, que vai muito além da contemplação.

Por meio de trilhas guiadas, visitações às cavernas e oficinas temáticas, estudantes e grupos aprendem sobre geologia, biodiversidade, formação de ecossistemas e conservação ambiental de forma prática e significativa. É uma oportunidade de contato direto com conteúdos que costumam ser vistos apenas nos livros, despertando o interesse por temas científicos e ambientais.

Acompanhados por educadores experientes, os roteiros são construídos para unir conhecimento, vivência e encantamento, tornando cada momento uma descoberta. A ArvoreSer oferece toda a estrutura necessária para transformar essa imersão em uma verdadeira aula a céu aberto, segura, divertida e inesquecível.

A Praia do Forte, localizada no litoral norte da Bahia, é muito mais do que um destino paradisíaco. É um espaço privilegiado para o aprendizado sobre ecossistemas costeiros, cultura local e conservação marinha. O roteiro educativo conduz os participantes por uma jornada repleta de descobertas, onde ciência, história e natureza se encontram.

Durante a experiência, os grupos exploram praias, manguezais e reservas ambientais, conhecendo de perto a biodiversidade da região e os desafios enfrentados para sua preservação. Um dos destaques do roteiro é a visita ao Projeto Tamar, referência internacional na proteção das tartarugas marinhas. Lá, os participantes aprendem de forma interativa sobre o ciclo de vida desses animais e sua importância para o equilíbrio dos oceanos.

A proposta da ArvoreSer é transformar essa vivência em uma aula prática inesquecível. Com o apoio de educadores especializados, os conteúdos ganham vida por meio de atividades sensoriais, diálogos e muita troca de conhecimento.

A Praia do Forte é o cenário ideal para despertar o encantamento pelo oceano e fortalecer o compromisso com a natureza e suas riquezas.

Santos, no litoral de São Paulo, é um destino cheio de história, ciência e cultura. É o cenário ideal para uma experiência educativa completa. Muito além de suas famosas praias, a cidade oferece roteiros que abordam temas como biologia marinha, história do Brasil, urbanização e sustentabilidade de forma viva e conectada ao território.

Durante o passeio, os grupos podem visitar o Aquário Municipal, onde aprendem sobre espécies marinhas e a importância da preservação dos oceanos. O Orquidário de Santos é outro ponto de destaque, com trilhas, viveiros e contato direto com a flora da Mata Atlântica. Já no centro histórico, a narrativa se volta à formação do Brasil, ao ciclo do café e à importância do porto para a economia nacional.

Com acompanhamento de educadores, as atividades são pensadas para despertar o olhar investigativo, estimular o pensamento crítico e transformar conteúdo em experiência. A ArvoreSer organiza toda a jornada com segurança e intencionalidade pedagógica, tornando Santos um verdadeiro laboratório a céu aberto, onde passado, presente e natureza se encontram para ensinar com leveza e encantamento.

Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro, é um destino encantador que reúne história, cultura e natureza em um só lugar. Seu centro histórico preservado, suas paisagens naturais e sua rica diversidade sociocultural fazem da cidade um ambiente perfeito para roteiros educativos que despertam o interesse e o encantamento dos participantes.

Durante a experiência, os grupos caminham por ruas de pedra que contam capítulos importantes da história do Brasil, exploram construções coloniais e conhecem de perto as influências indígenas, africanas e europeias que moldaram a região. Além disso, visitam reservas ambientais e realizam atividades em ambientes como manguezais, praias e trilhas na Mata Atlântica, aprendendo sobre ecossistemas costeiros, biodiversidade e práticas sustentáveis.

A proposta pedagógica da ArvoreSer valoriza a vivência, o contato direto com o território e a reflexão sobre identidade, memória e meio ambiente. Com o apoio de educadores, o passeio se transforma em uma jornada de descobertas e conexões.

Paraty oferece muito mais do que beleza: oferece experiências que deixam marcas profundas no jeito de ver e entender o mundo.

Foz do Iguaçu é um dos destinos mais impressionantes do Brasil, e também um dos mais ricos em possibilidades educativas. Suas belezas naturais, diversidade cultural e infraestrutura científica tornam a cidade um cenário ideal para experiências de aprendizagem fora da sala de aula.

Durante o roteiro, os participantes conhecem as famosas Cataratas do Iguaçu, vivenciando de perto a grandiosidade da natureza e compreendendo a importância da preservação dos recursos hídricos e da biodiversidade. A visita à Usina de Itaipu oferece uma oportunidade única de aprendizado sobre energia, sustentabilidade e engenharia. Além disso, o passeio pode incluir espaços como o Parque das Aves, que permite observar de perto espécies nativas e entender o papel dos centros de conservação.

A proposta da ArvoreSer é transformar cada momento em experiência significativa. Com mediação de educadores, as atividades ganham profundidade, despertando o senso crítico, o olhar científico e o respeito pela diversidade, tanto natural quanto cultural.

Foz do Iguaçu é mais do que destino turístico: é uma verdadeira sala de aula ao ar livre, envolvente, dinâmica e inesquecível.

Reconhecido por sua tradição, o Acampamento NR oferece uma programação diversificada que combina esportes, artes, lazer e aprendizado. As crianças e adolescentes participam de atividades que vão desde gincanas e esportes de aventura até oficinas de teatro e música, sempre acompanhados por uma equipe de monitores experientes.

O ambiente é seguro e acolhedor, incentivando a socialização e o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais.

O Acampamento Carroção é famoso por suas atividades temáticas que estimulam a curiosidade e a criatividade das crianças. Com uma infraestrutura única que inclui cavernas, rios e áreas temáticas, oferece experiências como caça ao tesouro, teatro ao ar livre e explorações científicas. É um acampamento que mistura aventura e conhecimento, proporcionando um aprendizado divertido e inesquecível para os jovens.

 

O Acampamento RepLago é um espaço que une aventura e aprendizado em um cenário natural incrível. Com atividades como canoagem, escalada e tirolesa, além de oficinas educativas sobre meio ambiente e sustentabilidade, o acampamento promove a conscientização ecológica e o desenvolvimento físico e mental. Uma excelente opção para quem busca uma experiência de imersão na natureza, aliando diversão e conhecimento.

 

Fale Conosco

Aprender brincando é mais divertido! Diversão e experiências que encantam esperam por você. Entre em contato.

WhatsApp ArvoreSer Play